terça-feira, 17 de abril de 2012

Sabedoria e Redes Sociais

Por Fernando Leite 

Quando são muitas as palavras o pecado está presente, mas quem controla a língua é sensato. Pv 10.19

Até o insensato passará por sábio, se ficar quieto, e, se contiver a língua, parecerá que tem discernimento. Pv 17.28

Passagens bíblicas como essas são clássicas e, portanto, bem conhecidas. O conceito chave ensinado nelas é que o muito falar potencializa o pecado e a insensatez, ao passo que a contenção da língua promove e transmite sensatez e discernimento. Este conceito era muito mais contido antes do fenômeno das redes sociais, pois aquilo que se falava, normalmente estava restrito ao contexto onde se falava.

Nos dias de hoje, o ato de escrever nas redes sociais dá oportunidade à proliferação de insensatez, e consequente juízo, ou de sensatez e consequente edificação. Tanto o pecado quanto a santidade alcançam hoje esferas nunca antes imaginadas.

O risco de transgredir com o muito falar é hoje enormemente potencializado, fato que requer de cada um de nós muito mais cuidado para não ser insensato e pecar. Em um evento recente observei que pessoas com a melhor das intenções, postaram uma notícia importante, que havia se corrompido tal como no 'telefone sem fio'. Desta experiência, destaco três lições que todos nós devemos considerar no sábio uso das redes sociais:   


1 - Será que as redes sociais são o meio adequado para se tratar de qualquer assunto? Com certeza não! Intrigas familiares, intimidades, e notícias pesarosas deveriam salvaguardar o respeito, a intimidade, e a discrição que são tão necessários;
2 - Uma notícia de peso e importância somente pode ser crida e, ainda mais, transmitida na certeza de que a fonte é autêntica. Não importa quem  disse o que: se tal pessoa não está no círculo gerador do fato, a fonte é questionável. É fundamental que usemos de todos os recursos disponíveis para conferir a autenticidade do que ouvimos para que expressemos nosso compromisso com a verdade;
3 - Uma vez que se tenha a certeza da autenticidade da notícia, questione: 'Será que sou eu a pessoa certa para comunicar isso?' Há certas questões delicadas cuja comunicação cabe exclusivamente aos protagonistas dos fatos, pois as pessoas de seu círculo de relacionamento esperam ter alguma prioridade no acesso à informação. Atropelos podem até criar algum mal estar entre os protagonistas e seu círculo de intimidade.

Queridos irmãos, considerem com atenção estas coisas. Minha intenção não é dar recado pessoal, mas viabilizar a todos nós o aprendizado de uma importante e útil lição.

Fonte: IBCU

Um comentário:

  1. Senhor, faze-me crescer em Teus Caminhos e conduze-me à Tua Vontade. Fortalece-me de modo que eu não vacile nem duvide. Ajuda-me a confiar na Luz de Tua Palavra mesmo nas noites mais escuras de minha alma. Oro para que meu coração sempre esteja aberto para Teu Ensino, reconheça Tua Mão em minha vida e absorva toda Tua Instrução. Ajuda-me a confiar no Teu Tempo. Cria em mim uma Fé Inabalável para que, ao andar Contigo, eu não duvide de Teus Caminhos nem de Teu Amor. Em Nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo! Amém! BOA NOITE!

    ResponderExcluir