sexta-feira, 20 de abril de 2012

Curso de Cristologia

Por Marcelo Berti



Apresentação

O curso de Cristologia apresentado pelo Teologando nada mais é do que a coleção de 16 aulas ministradas pelo Marcelo Berti na Igreja Batista Cidade Universitária. A proposta deste curso é oferecer uma visão introdutória e abrangente dos aspectos mais importantes da doutrina de Cristo segundo as escrituras.
Visão Geral do Curso:
  1. Curso sobre a pessoa de Cristo com tripla perspectiva:
    1. Teológica
    2. Apologética
    3. Vida Cristã
  2. É um curso introdutório;
Objetivos
  1. Reforçar seus conhecimentos a respeito da Pessoa e Obra de Jesus Cristo
  2. Aprimorar sua visão sobre o que as Escrituras ensinam sobre Ele
  3. Para que você se torne apto a:
    1. Identificar as recorrentes distorções a respeito da doutrina cristã
    2. Aplicar em sua vida pessoal os ensinamentos de Cristo.
Importância
  1. Salvação: Salvação somente através de Cristo, por meio da fé (Jo.14.6; Ef.2.8-9);
  2. Vida Cristã: Sem Cristo, não podemos fazer nada (Jo.15.1-5);
  3. Verdade: Jesus Cristo é o crivo da verdade cristã (Jo.14.6; 17.17);
    1. Cristo: “Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o anticristo, o que nega o Pai e o Filho” 1Jo.2.22
    2. Homem: “Nisto conhecereis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus” 1Jo.4.2
    3. Ortodoxia: “Todo aquele que ultrapassa a doutrina de Cristo e nela não permanece não tem Deus; o que permanece na doutrina, esse tem tanto o Pai como o Filho” 2Jo.1.9
Abaixo, deixamos os links para todas as aulas relacionadas a pessoa de Jesus Cristo.
Bom proveito!

Aulas:
Clique nos títulos para os vídeos.


1. Historicidade de Cristo na opinião de não cristãos

Nesse vídeo trataremos da introdução do curso de cristologia oferecido por Marcelo Berti na Igreja Batista Cidade Universitária durante os meses de Maio e Junho de 2011. A pergunta a ser respondida nesse vídeo é: Jesus Cristo realmente existiu? Para responder a essa pergunta vamos discorrer sobre fontes não cristãs antigas e o testemunho que elas oferecem sobre Jesus Cristo. (52 min)


2. Historicidade de Cristo na opinião de cristãos (fora do NT)

Nesse vídeo encontramos a continuação da aula sobre a historicidade de Cristo e nela continuamos a responder a pergunta: Jesus Cristo realmente existiu? A ênfase nessa aula é verificar o que algumas das fontes cristãs fora do Novo Testamento afirmam a respeito de Cristo e de sua historicidade. Serão examinadas nessa aula as cartas de Clemente de Roma, Inácio de Antioquia, a Carta a Diogneto e a Epístola de Barnabé. (39 min)


3. A história de Cristo segundo o Antigo Testamento 

Nesse vídeo iniciamos o estudo a respeito da história de Cristo tal como apresentada pelas escrituras. A intenção dessa aula é responder a pergunta: Como as escrituras contam a história de Cristo? A ênfase dessa aula é observar 42 das 312 profecias referentes a pessoa do Messias e como as declarações dessas profecias se cumprem cabalmente na figura histórica de Jesus Cristo, de acordo com o Novo Testamento. (49 min)


4. A história de Cristo segundo o Novo Testamento 

Nesse vídeo iremos abordar a pessoa de Jesus Cristo segundo a visão dos evangelistas. A intenção dessa aula é responder a pergunta: Como as escrituras contam a história de Cristo? A ênfase dessa aula será sobre o quadro geral que os quatro evangelhos do Novo Testamento pintam sobre Jesus Cristo, e introduzir alguns dos conceitos que iremos tratar nas próximas aulas sobre sua Pessoa. (53 min)


5. Os ensinos de Cristo: O Reino de Deus e Sua Ética 

Nesse vídeo vamos examinar alguns dos ensinos de Jesus Cristo e verificar o que se pode conhecer de sua pessoa a partir dos seus ensinos registrados nos evangelhos do Novo Testamento. O obejteivo dessa aula é responder a pergunta: O que Jesus Cristo realmente ensinou? Para responder a essa pergunta vamos observar dois aspectos centrais da mensagem de Cristo: Sua visão sobre o Reino de Deus e sobre a Ética Cristã. (50 min)


6.Os milagres de Cristo

Nesse vídeo trataremos dos relatos dos Evangelhos do Novo Testamento sobre os milagres de Cristo visando responder a pergunta: O que os milagres de Cristo testemunham sobre Sua Pessoa? Com uma ênfase panorânica, nesta aula veremos a perspectiva dos Evangelhos Sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas) e do Quarto Evangelho (João) a respeito do valor teológico dos milagres de Cristo. (48min)


7. História e declarações gerais da divindade de Cristo

Nessa aula vamos aprensentar uma breve visão história sobre os debates a respeito da Divindade de Cristo e então retornar ao testemunhos das escrituras a respeito da Divindade de Cristo. A pergunta a ser respondida nessa aula é: As escrituras ensinam que Jesus é Deus? Nessa aula também trataremos das heresias conhecidas como Adocionismo e Arianismo, seus proponentes e uma resposta bíblica para elas. (50 min)


8. Declarações específicas da divindade de Cristo

Nessa aula trataremos de outras questões relacionadas a divindade de Cristo segundo as escrituras. Nessa aula continuamos a responder a questão: As escrituras afirmam que Cristo é Deus? Quais a implicações disso? Nessa aula trataremos de quatro declarações negativas ao assumirmos que Jesus é Deus: 1. Ele não é o Pai; 2. Ele não é idêntico ao Pai; 3. Ele não está em igualdade com o Pai; 4. Não é menos divino que o Pai. (50 min)


9. História e declarações gerais da humanidade de Cristo

Nessa aula trataremos da Humanidade de Cristo segundo a declaração das escrituras. Como de costume, iniciaremos por apresentar as heresias histórias a respeito da humanidade de Cristo e seus equívocos. Tendo feito isso, apresentaremos 6 declarações bíblicas que comprovam sua plena humanidade: 1. Seu nascimento; 2. Seu desenvolvimento; 3. Seus nomes; 4. A existência de elementos essenciais a natureza humana; 5. Fraquezas reconhecidamente humanas e por fim, 6. oO fato de que Ele foi reconhecido como ser humano. (47 min)


10. Declarações específicas da humanidade de Cristo 

Nessa aula trataremos de questões teológicas relacionadas a humanidade de Cristo, a saber,seu nascimento virginal, sua relação com o pecado e a necessidade de ser Cristo feito homem. A intenção é reafirmar três conceitos teológicos decorrentes de declarações das escrituras a respeito da humanidade real de Jesus Cristo. (43min)


11. União hipostática – História e declarações teológicas 

Nessa aula trataremos tanto da humanidade quanto da divindade de Cristo, e nossa intenção é responder a pergunta: Jesus Cristo é verdadeiramente homem e verdadeiramente Deus?Pretendemos apresentar algumas heresias antigas a respeito da pessoa de Cristo, a definição da União Hipostática e a declaração das escrituras a respeito da pessoa única de Cristo. (50min)


12. Kenosis – O ensino das escrituras

Nessa aula trataremos da doutrina da encarnação de Cristo de acordo com as escrituras. Nossa intenção é responder a pergunta a respeito da natureza de Cristo e do milagre da encarnação. Para isso, iremos observar três versos que falam a respeito de Sua encarnação: 1. Jo.1.14; 2. 1Tm.3.16 e 3. Fl.2.5-11. Ou seja, vamos tratar do fato que Cristo “tornou-se o que não era sem deixar de ser o que dantes fora”. (49min)


13. Morte de Cristo – Heresias e Teorias 

Nessa aula iniciaremos a organizar as informações relacionadas a humanidade e divindade de Cristo e suas implicações na morte de Cristo. Também trataremos de 5 diferentes teorias a respeito da Morte de Cristo, buscando demonstrar nas escrituras suas qualidades e desvios. (54min)


14. Declarações teológicas da Morte de Cristo 

Nessa aula trataremos das declarações bíblicas a respeito da necessidade da morte de Cristo e das implicações teológicas da mesma. Nela afirmaremos que a morte de Cristo foi em substituição dos pecadores, em redenção do pecado, para reconciliação com Deus e para aplacar a ira divina contra o pecado e o pecador. (40min)


15. Teorias alternativas para a ressurreição de Cristo

Nessa aula trataremos dos assuntos relacionados à Ressurreição de Cristo e suas principais objeções. A intenção é apresentar e refutar tais objeções para então discutir as evidêncas bíblicas da ressurreição física e real de Cristo. (49min)


16. Teologia da Ressurreição de Cristo

Na última aula da série sobre cristologia vamos estudar sobre as implicações teológicas e declarações bíblicas sobre a ressurreição física de Cristo.Também trataremos da ascensão de Cristo e suas implicações teológicas segundo as escrituras

Nenhum comentário:

Postar um comentário