sábado, 22 de junho de 2013

Os Cinco Motivos (Cristãos) #MUDABRASIL

Por Marcelo Berti


O Brasil vive um novo momento. O Gigante Acordou! O povo está insatisfeito com a falta de prioridades no
governo, excessos com gastos, corrupção e especialmente contra a PEC37. Aos poucos aquele movimento que parecia indefinito, a cada dia fica mais específico. E nós cristãos devemos fazer parte desse movimento, por que nós também somos brasileiros, estamos insatisfeitos e precisamos fazer ouvir a nossa voz.

Para aqueles que tem alguma dúvida sobre a participação desse movimento e dos protestos que se tem feito nas grandes cidades do Brasil, aqui vão cinco motivos bíblicos para você refletir. Nós devemos participar das manifestações pacíficas (1) Por amor a Deus, (2) Por amor ao próximo, (3) Por amor a justiça, (4) Por repúdio à omissão e (5) Em submissão e oração.

1. Por Amor a Deus
Os cristãos devem se levantar a favor da manifestação pacíficas por que amamos ao Deus que ama a humanidade. Os cristãos tem a Glória de Deus como principal motivo da sua existência, e o amor irrestrito a Ele como maior mandamento. Nada do que o cristão faz deveria ultrapassar ou violar a Glória de Deus ou macular seu amor a Deus. E o Deus que amamos e servimos se opõe à injustiça.

Nas escrituras dois grupos são apresentados como socialmente desprivilegiados: Os órfãos e as viúvas. E não poucas vezes vemos Deus se apresentar como Aquele que valoriza e protege esse grupo de pessoas: “Pai dos órfãos e juiz das viúvas é Deus em sua santa morada” (Salmos 68:5); “Deixa os teus órfãos, e eu os guardarei em vida; e as tuas viúvas confiem em mim” (Jeremias 49:11). Não é à toa que a igreja primitiva precisa dedicar-se atentamente a esse grupo de pessoas, afinal, cuidar daqueles em necessidade é parte da religião verdadeira: “A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo” (Tiago 1:27).

Não é à toa que os santos do passado convocavam o povo para agir corretamente com aqueles que eram necessitados, especialmente em períodos de problemas políticos: “Fazei justiça ao fraco e ao órfão, procedei retamente para com o aflito e o desamparado” (Salmos 82:3). O próprio Deus também conclamava Seu povo para atender a causa da justiça: “Aprendei a fazer o bem; atendei à justiça, repreendei ao opressor; defendei o direito do órfão, pleiteai a causa das viúvas” (Isaías 1:17).

No nosso país não são apenas os órfãos e as viúvas que precisam do nosso apoio: Moradores de rua, os viciados da cracolândia que não tem outra alternativa senão morrerem à margem da sociedade, aqueles que sofrem sem educação ou aqueles que morrem sem acesso a hospitais em função de desvio de verba pública. Um povo oprimido por um Governo que é famoso pela corrupção precisa ser protegido. E aqueles que se dizem filhos do Deus Justo, que Ama a Justiça precisam representá-lo à altura da sua majestade.

Nós que dizemos amar a Deus devemos, por amor a Ele, representá-lo na luta contra a opressão política. Nós devemos levantar a nossa voz e conclamar os cristãos a que façam o mesmo. Por amor a Deus, o Justo Juiz, devemos participar desse movimento de modo exemplar:
“Eis as coisas que deveis fazer: Falai a verdade cada um com o seu próximo, executai juízo nas vossas portas, segundo a verdade, em favor da paz, nenhum de vós pense mal no seu coração contra o seu próximo, nem ame o juramento falso, porque a todas estas coisas eu aborreço, diz o SENHOR” (Zacarias 8:16-17).

>> Continue a leitura em Teologando 

Nenhum comentário:

Postar um comentário