quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Lucas 17.20-21: Pois o reino de Deus está dentro de vós

Por T. Zambelli

Falar sobre a presença física do Reino do Senhor Jesus na terra sempre causa, no mínimo, muita dúvida. Para aqueles que compreendem mais profundamente a Palavra de Deus, no mínimo, divergência.

Enquanto eu lia pela segunda vez Instrumentos nas Mãos do Redentor (Por Paul Tripp, Nutra Publicações), leitura essa que recomendo insistentemente para todo cristão, deparei-me com o seguinte comentário de Mc 1.15:
A pergunta é, "É chegada a hora para o quê? Jesus está anunciando a proximidade do reino de Deus. É uma maneira discreta de dizer, "Eu sou o Rei dos reis, e eu trouxe o poder do meu reino comigo." Em outro lugar Cristo deixa claro que seu reino não é um império terreno e político. Ele o chama de reino "dentro de você" (veja Lc 17.20-21); - p.21, grifo meu.

Um comentário:

  1. Não se pode ver o "Reino de Deus", nem indicar onde ele está. Esse termo é abstrato -- uma representação para um determinado estado psicológico, que se manifesta tanto individual, quanto coletivamente, e se caracteriza pelo poder de influenciar o comportamento contra os impulsos instintivos mal adaptados.

    Os ensinamentos religiosos pretendem ensinar o desenvolvimento da relação entre corpo e aparato psicológico. Como era impossível observar o que realmente acontecia nessa última parte, o jeito era expressar o que se sabia sobre ela por meio de parábolas, metáforas, analogias, símbolos, mitos, etc. Tratam-se de representações abstratas que ficaram registradas em livros como os da Bíblia.

    ResponderExcluir