Alguns traduzem “teve relações sexuais com”, argumentando que Cam cometeu um ato homossexual com seu pai que estava bêbado, por isso ele foi amaldiçoado. Entretanto, a expressão “ver a nudez” usualmente refere-se a observação da nudez de outrem, não um ato sexual (veja Gn 42.9,12 onde “nudez” é usado metaforicamente para suprir a ideia de “fraqueza” ou “vulnerabilidade”; Dt 23.14 onde “nudez” refere-se a excremento; Is 47.3; Ez 16.37; Lm 1.8). O versículo seguinte (v.23) claramente indica uma observação visual, não um ato homossexual, que estava em questão. Em Lv 20.17 a expressão “vir a nudez” (ARA) parece ser um eufemismo para intercurso sexual, visto que o contexto ali, diferentemente de Gn 9.22, claramente indica que naquela passagem o contato sexual está em vista. A expressão “ver a nudez” em si mesma não sugere uma conotação sexual. Alguns relacionam Gn 9.22 a Lv 18.6-11,15-19, onde a expressão “descobrir a nudez [de outrem]” (a forma Piel de גָּלָה, galah) refere eufemisticamente a intercursos sexuais. >> Continue em Todah Elohim (clique aqui)
A maldição humana não prevaleceu à divina. Quando Deus fez Adão e Eva não os fez para pecar, mas pecaram o homem assim como um terço dos anjos do Céu. Deus não criou o mal. O mal foi a cobiça de ser como Deus; e nisso pecaram tanto anjos como toda a humanidade. O fato de Deus abençoar algo, não implica que outrem não possa naquilo pecar. O homem tem liberdade para rejeitar as coisas de Deus.
Como pode uma maldição humana prevalecer à divina? Os filhos de Noé já tinham sido abençoados por Deus! Qual a que prevaleceu?
ResponderExcluirDavid
A maldição humana não prevaleceu à divina. Quando Deus fez Adão e Eva não os fez para pecar, mas pecaram o homem assim como um terço dos anjos do Céu.
ExcluirDeus não criou o mal. O mal foi a cobiça de ser como Deus; e nisso pecaram tanto anjos como toda a humanidade.
O fato de Deus abençoar algo, não implica que outrem não possa naquilo pecar. O homem tem liberdade para rejeitar as coisas de Deus.
Se olharem para o texto, a maldição foi para Canaã
ResponderExcluir