terça-feira, 18 de outubro de 2011

Três características de uma genuína fé: Raabe

Por T. Zambelli

A Palavra de Deus é clara em mostrar que a salvação sempre foi por meio da fé. O caso de Abraão é possivelmente o mais conhecido no Antigo Testamento sobre esta verdade (cf. Ef.2.8-10). O apóstolo Paulo usa todo um capítulo de sua mais famosa epístola missiológica-doutrinária, Romanos, para citar o que Moisés já havia escrito há 1.500 anos de seu tempo: Abrão creu no Senhor, e isso lhe foi creditado como justiça (Gn 15.6; Rm 4). Note que Abraão (ainda com seu antigo nome, Abrão) foi feito justo porque creu, e nada mais.

Quando eu evangelizo, uma de minhas maiores atenções está no conteúdo que prego/ensino. Quero ser claro, contextualizado, amoroso, bíblico e ainda, informar todo o conteúdo necessário para que alguém possa expressar genuína fé na obra e pessoa de Cristo. Mas afinal, qual é este conteúdo?

Sobre este tema, vários livros têm sido publicados. Eu sei que poderia gastar inúmeras páginas sobre este assunto, mas gostaria de focar, de forma breve, na vida de Raabe, alguém que inclusive está na galeria dos heróis da fé (Hb 11).

A história de Raabe, a prostituta de Jericó, está contada em Josué 2, quando dois espias foram enviados de Sitim para examinar a terra de Canaã, especialmente Jericó (v.1). Ao chegarem, foram hospedados pela meretriz Raabe (v.2), que os escondeu dos empregados do rei (vv.3-7) e revelou conhecer a Yahweh, quem ela disse ser o doador da terra de Canaã aos israelitas (vv.8-9). Ela contou acerca do pavor que Jericó sentia pelo poder de Yahweh, que secou as águas do mar e aniquilou os reis amorreus (v.10). Com tudo isso em mente, ela é enfática ao dizer mais sobre quem é Yahweh:

Quando soubemos disso, o povo desanimou-se completamente, e por causa de vocês todos perderam a coragem, pois o SENHOR, o seu Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra (v.11 NVI).

O texto veterotestamentário [do Antigo Testamento] nos aponta para uma prostituta que foi agraciada pela salvação de um Deus que ela compreendia como único e singular: o seu Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra (v.11 NVI); que ela entendia como soberano: sei que o SENHOR lhes deu esta terra (v.9 NVI); que ela reconhecia como poderoso: temos ouvido como o SENHOR secou as águas do mar (....) e o que vocês fizeram a leste do Jordão com Seom e Ogue, os dois reis amorreus (v.10 NVI). Toda esta percepção sobre Yahweh, nome que ela cita algumas vezes, não poderia produzir outra atitude senão a genuína fé, que inclusive resultou na colaboração com o plano dos espias de avaliar a terra.

Mais de 3.000 anos se passaram desde Raabe, mas as características que ela apresentou em sua genuína fé são igualmente válidas. Você crê que Jesus Cristo é o único capaz de lhe salvar? Você crê que Jesus Cristo tem poder para lhe salvar? Você crê que Jesus Cristo tem autoridade para perdoar os seus pecados?

Estes são alguns dos elementos que a Palavra de Deus claramente mostra pertencer a uma genuína fé. Faça uma auto-avaliação. Possivelmente isso lhe ajudará a desenvolver o temor de ser fiel às Escrituras e pregar a verdadeira mensagem [boas novas] que possibilita a genuína fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário