quarta-feira, 27 de março de 2013

Características básicas do significa de casamento

Jay Adams, em seu livro, Marriage, Divorce and Remarriage in the Bible (Zondervan), começa com a
importância de saber, de fato, o que é casamento. Ele fala de algumas características básicas, porém essenciais, que todo crente deve saber:

  1. Casamento não é uma instituição humana. Foi ideia de Deus (Gn 2) e, por isso, mesmo o estado não tem a competência de dizer quando uma pessoa está ou não está casada. Ao estado cabe guardar a instituição divina.
  2. Casamento é uma instituição fundamental. É a menor unidade da sociedade. Quando alguém ataca o casamento, ataca necessária e consequentemente, o criador dessa instituição, Deus.
  3. Casamento não foi criado para o propósito da procriação, como diz a teologia católica romana e de alguns círculos protestantes. A procriação é somente uma característica do casamento. Note que o ser humano seria muito mais prolífico fora do casamento.
  4. Casamento não é a mesma coisa que relação sexual. Casamento é uma união que implica em haver relação sexual como uma obrigação central e de prazer. Se casamento e sexo fossem um, então a Bíblia não precisava apresentar a palavra fornicação, por exemplo. Alguns, equivocadamente, até dizem que adultério dissolve um casamento porque um novo casamento é feito. Também, mais uma vez erradamente, alguns acham que o casamento se inicia na lua de mel. Se isso fosse verdade, muitos ministros de casamento (padres, pastores, sacerdotes, etc) estariam mentindo ao dizer: "eu agora os pronuncio marido e mulher." De fato, o relacionamento sexual santo é possível na lua de mel porque eles já estão casados (Hb 13.4).

"Um casamento é consumado quando um homem e uma mulher trocam votos diante de Deus e entre si, então eles entram numa relação de aliança."

Nenhum comentário:

Postar um comentário