sábado, 5 de novembro de 2011

A suficiência das Escrituras


Por Ivis Fernandes

Deus alimentou seu povo no deserto através do maná, que caia do céu diariamente. A quantidade que Deus mandava era exata para aquilo que cada um precisava. Se alguém pegasse maná a mais para guardar, ele apodrecia. Deus queria ensinar o povo a confiar que Ele daria sempre o suficiente para suas necessidades. Quando alguém não confiava que aquele maná era suficiente, não ficava satisfeito e buscava mais. Porém, quando fazia isso, o resultado que conseguia era apenas alimento apodrecido.

Podemos ter uma atitude semelhante a esta em nossos dias. Existem muitos que não acreditam que a Palavra de Deus é suficiente para as suas necessidades. Por isso, acabam buscando algo mais. Muitos buscam orientação em filosofias e pensamentos humanos, e deixam de lado a Palavra do próprio Deus, quando pensam que ela não é suficiente para ajudá-los em seus problemas do dia-a-dia.

A Bíblia nos ensina sobre a sua utilidade em nossa vida. Em 2 Timóteo 3.16,17, Paulo afirma que toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra. A Bíblia é útil para o ensino, ou seja, para transmitir o padrão de Deus para nós. Também é útil para a repreensão, isto é, para confrontar o homem, em suas falhas, com o padrão divino. Além disso, sua utilidade ainda envolve a correção, que é a modificação dos padrões errados, e a instrução na justiça, que é o treinamento para firmar o indivíduo dentro dos padrões de Deus. Quando o ser humano se vale da Escrituras desta forma, o resultado é que ele é aperfeiçoado e se torna útil para ser usado por Deus.

Diante deste texto e de tantos outros, podemos afirmar que a Bíblia é suficiente para que o ser humano se torne aquilo que Deus espera dele. Encontramos nela o ensino, a repreensão, a correção e a instrução que precisamos para sermos aperfeiçoados e capacitados para o serviço cristão.

Mas quando as pessoas pensam no que é ser um bom cristão, normalmente se lembram apenas de ministérios na igreja, de evangelismo e de missões. Por isso, acabam criando um compartimento de suas vidas em que a Palavra de Deus parece não ter nada a oferecer. Esquecem-se de que o processo de aperfeiçoamento de Deus envolve toda a nossa vida, inclusive a maneira pela qual reagimos às circunstâncias do dia-a-dia. Isto inclui se você reage aos problemas com ansiedade, ira ou depressão; na maneira como você lida com a sexualidade, com a comida, com os seus relacionamentos, etc. A Bíblia tem ensinamentos suficientes para capacitar o homem a lidar corretamente com cada uma destas situações, e muitas outras.

No entanto, o que vemos em nossos dias é um número cada vez maior de cristãos que deixaram de acreditar na suficiência das Escrituras e começaram a buscar pelo maná apodrecido. Isso pode ser percebido especialmente pelo fato de que os gabinetes pastorais estão cada vez mais vazios, e os consultórios de psicologia, cada vez mais cheios. Para muitos cristãos, aparentemente a Bíblia não tem respostas para problemas de depressão, ira, ansiedade, distúrbios sexuais e alimentares, dificuldades de relacionamentos, dentre tantos outros. Mas a própria Escritura ensina que ela pode nos aperfeiçoar e nos proporcionar uma vida piedosa, que agrada a Deus em todas as coisas (veja também 2 Pedro 1.3,4).

Vejamos apenas alguns aspectos em que a Bíblia é suficiente para o que precisamos em nossa vida cristã.

1 – A Bíblia é suficiente para produzir santificação e amadurecimento

2 Pedro 1.3,4: Seu divino poder nos deu tudo de que necessitamos para a vida e para a piedade, por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude. Dessa maneira, ele nos deu as suas grandiosas e preciosas promessas, para que por elas vocês se tornassem participantes da natureza divina e fugisse da corrupção que há no mundo, causada pela cobiça.

Podemos perceber que o texto afirma que Deus nos deu tudo o que precisamos para a vida e a piedade, através do conhecimento do próprio Deus. Para isso, Ele nos deu a Sua Palavra (“grandiosas e preciosas promessas”). Assim, no Senhor nós temos tudo o que precisamos para nossa vida cristã. Porém, temos “acesso” à essa fonte na medida em que O conhecemos, e é por meio da Bíblia que podemos conhecê-lO. Além disso, o texto é claro ao afirmar que através das promessas de Deus, podemos nos livrar da corrupção do mundo.

Este efeito da Palavra de Deus é bastante abrangente e pode auxiliar o cristão numa grande gama de dificuldades. Uma vida santa e piedosa livra o cristão de escolhas erradas e ajustam aspectos da vida interior que podem conduzir a vícios, problemas de relacionamento, ansiedade, ira, problema com comida, sexualidade, etc.

2 – A Bíblia é suficiente para firmar o cristão na esperança

Romanos 15.4: Pois tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança.

Tudo aquilo em que cremos, toda a nossa esperança, está baseada no que a Bíblia nos diz. Se quisermos constantemente alimentar esta esperança, precisamos sempre nos voltar para as Escrituras. É a esperança que as promessas bíblicas produzem, que gera em nós a perseverança necessária para, dia após dia, procurarmos obedecer ao Senhor.

Esta utilidade da Bíblia nos ajuda em muitas situações. Não são poucos os que entram em depressão diante de seus problemas e lutas por não verem uma perspectiva de mudança no horizonte. Eles perderam a esperança! A Palavra de Deus firma o cristão na esperança.

3 – A Bíblia é suficiente para orientar o comportamento

Isaías 8.19-22: Quando disserem a vocês: “Procurem um médium ou alguém que consulte os espíritos e murmure encantamentos, pois todos recorrem a seus deuses e aos mortos em favor dos vivos”, respondam: “À lei e aos mandamentos!” Se eles não falarem conforme esta palavra, vocês jamais verão a luz! Aflitos e famintos vaguearão pela terra; quando estiverem famintos, ficarão irados e, olhando para cima, amaldiçoarão o seu rei e o seu Deus. Depois olharão para a terra e só verão aflição, trevas e temível escuridão, e serão atirados em densas trevas.

Este texto de Isaías nos mostra que não devemos consultar outra coisa, senão à Palavra de Deus (lei e mandamentos). Vemos o profeta censurando o povo por não consultar ao Senhor em suas vidas, mas procurarem orientação em outras fontes. O texto diz que enquanto continuarem com esta atitude, “jamais verão a luz!” ou seja, aqueles que agem assim serão cegos. Isso nos mostra que toda orientação que precisamos deve ser buscada em Deus através da Bíblia, pois ela é suficiente para nos direcionar em nossas escolhas e ações.

Diante dessas e de outras ações da Palavra de Deus na vida do cristão, não podemos mais nos contentar com o maná apodrecido, quando temos um banquete farto e saboroso diante nós. A igreja precisa voltar a anunciar que Deus ainda pode transformar o homem em todas as suas relações com pessoas, coisas e circunstâncias deste mundo, e que o guia para este processo é a Bíblia. Ela não precisa de complemento ou ajuda baseados em pensamentos humanos. Apenas a interpretação e aplicação correta da Palavra de Deus pode produzir transformação verdadeira e duradoura. Precisamos, portanto, nos voltar exclusivamente a Deus. Precisamos retornar à suficiência das Escrituras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário