terça-feira, 11 de outubro de 2011

Os objetivos dos pais para os anos da adolescência

Por Tedd Trip
Trecho extraído do artigo de Tedd Tripp, “Comunique-se com os Adolescentes”, da Coletânea de Aconselhamento Bíblico (Vol. 6). Seminário Bíblico Palavra da Vida, Atibaia-SP, 2007, p.93-94.

O que desejamos concretizar nos anos da adolescência de nossos filhos? Como faremos para atingir os objetivos? Queremos ver os nossos adolescentes internalizarem o evangelho de Jesus Cristo como sua fé pessoal e viva (grifo do editor). Queremos vê-los agarrados à verdade e andando de tal forma que se nós, pai ou mãe, desviarmo-nos da fé, eles continuarão a ser fiéis. Para tanto, precisamos cultivar sua interação com a verdade da Palavra de Deus. Com muita frequência, usamos as nossas palavras da Bíblia (grifo do editor). A Bíblia diz que a palavra que sai da boca do Senhor não volta vazia, mas cumpre os Seus propósitos (Is 55.11). Meus discursos podem se perder, mas o Espírito de Deus trabalha por meio da Sua Palavra.

Imagine-se chegando à sua casa de noite e encontrando seus filhos assistindo a um programa impróprio na TV. Se você for discutir com eles se deveriam estar assistindo àquilo ou não, com certeza vai perder. Eles dirão: “ah, pai, eu ouço coisas muito piores que essas no ônibus ou na escola. Se você não quer que eu ouça esse tipo de palavras, não me mande mais para a escola!” Você pode, porém, levá-los às Escrituras e dizer: “eu sei que vocês ouvem isso no ônibus e que estas palavras estão em toda programação da TV. Mas qual a sua reação diante disso?” Então, leia com eles as palavras de Paulo aos efésios:

Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual como também de nenhuma espécie de impureza e de cobiça; pois essas coisas não são próprias para os santos. Não haja obscenidade, nem conversas tolas, nem gracejos imorais, que são inconvenientes, mas, ao invés disso, ações de graças. Porque vocês podem estar certos disto: nenhum imoral, ou impuro, ou ganancioso, que é idólatra, tem herança no Reino de Cristo e de Deus. Ninguém os engane com palavras tolas, pois é por causa dessas coisas que a ira de Deus vem sobre os que vivem na desobediência. Portanto, não participem com eles dessas coisas. Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz, pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade; e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor. Não participem das obras infrutíferas das trevas; antes, exponham-nas à luz. Porque aquilo que eles fazem em oculto, até mencionar é vergonhoso. (Ef 5.3-12.)


O que significa levar a sério essa passagem bíblica? O texto de Efésios 5 acaba de desqualificar 90% da programação da TV no horário nobre! Você pode dizer aos seus filhos: “sua discussão não é comigo, queridos. Eu não escrevi esse livro [Bíblia]. Essa é a Palavra de Deus. Essa é a maneira como Deus vê aquilo com que nos entretemos. Precisamos viver de acordo com o que Deus diz. Vocês querem o bem ou o mal?”
Imagine sua filha adolescente falando de forma desrespeitosa e grosseira com suas irmãs mais novas. Você poderia dizer: “não quero ouvi-la falar dessa maneira. Quem você pensa que é, madame?” Quando repreendemos nossos filhos usando a mesma forma desrespeitosamente ou grosseira, criamos animosidade entre nós. Porém, você poderia ddizer: “vamos conversar sobre o que você acabou de falar e como falou”. Veja o que Deus diz em Tiago 3:

Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria. Contudo, se vocês abrigam no coração inveja amarga e ambição egoísta, não se gloriem disso, nem neguem a verdade. Esse tipo de "sabedoria" não vem dos céus, mas é terrena; não é espiritual, mas é demoníaca. Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males. (Tg 3.13-16.)

Essa passagem desaprova a maneira grosseira de falar. Ela ajuda a evitar discussões inflamadas com seus adolescentes, pois desafia a ambos, e ainda oferece esperança: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes (Tg 4.6).

A Palavra de Deus desafia-nos a pensar nas palavras que pronunciamos. O seu falar refletiu a sabedoria do alto, que é pacífica, gentil, submissa, cheia de misericórdia e bom fruto, imparcial e sincera? Ou foi a sabedoria terrena, cheia de inveja, ambição egoísta, confusão e toda prática do mal? Jesus é misericordioso. Vamos pedir ajuda a Ele! Ajude os seus adolescentes a avaliarem sua linguagem por meio dos critérios da Palavra de Deus. Ajude-os a encontrarem auxílio vindo de Deus. Em todas as áreas, pastoreie e cultive as interações dos seus adolescentes com a Palavra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário