quinta-feira, 3 de março de 2011

A Suficiência de Cristo

Por Ivis Fernandes

Infelizmente, não é incomum encontrarmos em nossos dias, cristãos que perderam de vista a suficiência de Cristo em suas vidas. Isso acontece com aquele que pensa que, para abandonar alguns vícios, precisa de Jesus... e de mais algumas coisinhas, como medicação, tratamento psicológico, etc. Ou com aquele outro que acredita em Cristo, mas pensa que Ele pouco pode ajudar na sua depressão, ira, casamento... e assim, busca auxílio em livros de auto-ajuda, escritos por homens e mulheres que não creem em Deus.

Apesar de ser possível encontrar algum tipo de ajuda nestas outras coisas que mencionamos, nenhuma delas pode desviar os olhos do cristão de seu Senhor Jesus. Ele é suficiente para vivermos uma vida que agrada a Deus, e nEle encontramos todos os recursos que precisamos para lidarmos com as adversidades da vida de forma que Deus seja glorificado em tudo.


Vejamos em texto bíblico que pode nos ajudar a perceber isso. 

Texto: Efésios 1.3-14
3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, 4 assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor 5 nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, 6 para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado, 7 no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça, 8 que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e prudência, 9 desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo, 10 de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra; 11 nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade, 12 a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo; 13 em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; 14 o qual é o penhor da nossa herança até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória. 

Este texto nos ensina que:
Em Cristo recebemos toda a bênção espiritual que precisamos.
3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, 

Existem pelo menos 11 referências diretas ou indiretas a Jesus nestes 12 versículos. Isso é uma média de quase uma referência a Jesus por versículo, mostrando aquilo que temos nEle. Dessas 11 referências, 9 usam a preposição “em”, indicando a ideia de lugar e mostrando as riquezas que temos apenas “em Jesus”. Isso nos mostra que Jesus é a fonte de toda a riqueza da vida cristã. É nele que encontramos as preciosas bênçãos de Deus para nós.

Paulo nos mostra que em Cristo temos toda a bênção espiritual. Mas qual é esta bênção espiritual? O texto nos mostra pelo menos três. 

1. ELEIÇÃO (vv. 4-6)
4 assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor 5 nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, 6 para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado, 

Uma grande preocupação das pessoas em nossos dias, no aspecto religioso, é sobre o que é preciso fazer para que Deus nos aceite. É preciso ser bom? É preciso realizar boas obras? É preciso ir para a Igreja? A Palavra de Deus nos dá a solução para isso. O texto nos ensina que em Cristo somos eleitos, escolhidos por Deus.

Ser eleito significa ser escolhido para alguma coisa. Um político, por exemplo, quando é eleito, é escolhido para exercer a presidência ou outro cargo. Os cristãos também são escolhidos por Deus para alguns objetivos. Paulo nos mostra dois deles: 

a. Santidade (v.4): Em Cristo fomos escolhidos para sermos santos e irrepreensíveis.
4 assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor 

O texto nos ensina que Deus nos escolheu para sermos santos, ou seja, para nos afastarmos do pecado e nos dedicarmos exclusivamente a Deus. Mas se o Senhor nos escolheu para sermos santos, isso significa que não preciso ser santo para ser escolhido. Um político não se torna presidente para ser escolhido pelo povo, mas pelo fato de ser escolhido pelo povo ele se torna presidente. O mesmo acontece conosco. Assim, não são nossos esforços que nos colocam numa posição de santidade, mas é a graça de Deus dada em Cristo àqueles a quem Ele escolheu.

Se Deus nos escolheu para sermos santos, e em Cristo nos tornamos santos, então devemos viver em santidade. Por isso, todo cristão deve procurar manifestar em sua vida a santidade para a qual foi eleito. 

b. Adoção (vv. 5,6): Em Cristo fomos predestinados para nos tornarmos filhos de Deus.
5 nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, 6 para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado, 

O texto ainda nos ensina que somos escolhidos para sermos filhos de Deus, para fazer parte de Sua família. A Bíblia nos ensina que éramos inimigos de Deus, e mesmo assim Ele nos adotou como filhos. Se Deus nos escolheu para sermos filhos, devemos ser obedientes e estar sempre seguros do cuidado e amor de nosso Pai celeste. 

Em Cristo somos eleitos para uma vida transformada, na qual nos tornamos filhos de Deus e assim O agradamos com nossas vidas. Em Cristo temos uma posição de santos e filhos perante Deus. Agora, em Cristo, podemos e devemos viver de acordo com esta nova posição que temos. 

2. LIBERTAÇÃO (vv. 7,8)
7 no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça, 8 que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e prudência, 

Duas palavras são especialmente importantes neste texto:
a. Redenção (v. 7a): Significa o pagamento do preço para a libertação de um escravo. Na época em que a Bíblia foi escrita, a escravidão era algo comum. E uma das possibilidades de alguém se tornar escravo era por meio de uma dívida. Quando alguém não conseguia pagar um débito que tinha com outro, tornava-se escravo até pagar todo o valor. Mas se alguém pagasse a dívida em seu lugar, ele ficaria livre da escravidão.
Paulo nos mostra que Jesus pagou a dívida por meio de Seu sangue. Isso significa que, quando foi sacrificado na cruz, Cristo estava pagando nossa dívida para que fôssemos libertos da escravidão.

b. Remissão (v. 7b): é perdão de uma dívida. Quando o senhor de um escravo lhe perdoa a dívida, a conseqüência é que a escravidão chega ao fim, e indivíduo se torna uma pessoa livre. Paulo também destaca que em Jesus nós recebemos o perdão de nossa dívida. 

Isso significa que aquele que crê em Jesus está livre do poder do pecado e já não é mais escravo. Na prática isso representa a liberdade que o cristão possui de dizer não para o pecado e sim para Deus. Em outras palavras, se no passado você já foi escravo da bebida, da imoralidade, da mentira, enfim, de qualquer pecado, agora você está livre para ter uma vida de obediência a Deus. 

3. SEGURANÇA (vv. 13,14)
13 em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; 14 o qual é o penhor da nossa herança até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória. 

Duas palavras são especialmente importantes neste texto:
a. Selo (v. 13): “Selo” não é aquilo que se cola num envolope para se enviar uma carta pelo correio. Naquele contexto, “selo” representava um sinal de autoridade, de poder ou propriedade que alguém exercia sobre alguma coisa.

Um exemplo disso pode ser visto nos evangelhos. Vemos ali que o túmulo de Jesus recebeu um selo do império romano. Isso significava que aquele túmulo estava sob o poder e sob os cuidados do império. Assim, quando as Escrituras nos ensinam que o cristão é selado com o Espírito Santo, podemos concluir que ele está sob o poder e sob os cuidados do próprio Deus. Esta é uma verdade que traz segurança e tranqüilidade para o cristão.
b. Penhor (v. 14): O penhor é uma garantia. Em nossos dias, quando uma pessoa possui alguns bens como jóias, por exemplo, e precisa de “dinheiro vivo”, ela pode ir até uma instituição financeira, realizar um empréstimo e deixar as jóias como penhor, ou seja, como garantia de que irá cumprir com seu compromisso de pagar o empréstimo. Assim, quando a Bíblia afirma que pelo Espírito Santo o cristão tem o penhor da nossa herança, significa que a presença do Espírito no cristão é a garantia dada por Deus de que Ele irá cumprir suas promessas. 

Portanto, a habitação do Espírito traz segurança ao cristão. Não importa quais sejam os problemas e as dificuldades que enfrente, aquele que crê em Jesus tem a certeza de estar sob os cuidados de Deus e a certeza de que a herança prometida lhe será entregue. E tudo isso nós temos em Cristo. 

CRISTO É O CENTRO (vv. 9-12)
9 desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo, 10 de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra; 

A Bíblia ensina que Jesus é o centro do plano de Deus. É apenas por intermédio dEle que todas estas bênçãos se tornam realidade na vida do cristão. Assim, Cristo é suficiente para recebermos todas as bênçãos espirituais que Deus planejou que tivéssemos. E por meio delas podemos viver uma vida que agrada e glorifica a Deus: 

11 nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade, 12 a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo; 

Nunca perca de vista a centralidade de Cristo. É nEle que o cristão encontra os recursos espirituais para viver uma vida que glorifica a Deus. NEle somos escolhidos por Deus para um vida transformada como filhos. NEle temos vitória sobre o pecado. NEle temos segurança em meio às adversidades. Louvado seja o nosso Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário