quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Os cristãos podem aprender alguma coisa com as abordagens seculares de aconselhamento ou devem evitá-las completamente?

Resposta de Paul Tripp

Tabletalk Magazine, uma publicação de Ligonier Ministries, entrevistou Paul Tripp sobre seu ministério e sua perspectiva a respeito do aconselhamento bíblico.

Destacamos aqui uma das perguntas. O restante da entrevista pode ser acessado em Living in Light of the Gospel: An Interview with Paul David Tripp.

Tabletalk : Os cristãos podem aprender alguma coisa com as abordagens seculares de aconselhamento ou devem evitá-las completamente?

Paul Tripp : A resposta para essa pergunta está nas palavras práticas e brilhantes de Colossenses 2.8: “Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo”. Observe que Paulo não está argumentando que tudo aquilo que o mundo diz é lixo. Deus permite que filósofos, psicólogos e cientistas tenham insights. Podemos aprender algo  a partir de sua experiência e pesquisa. No entanto, no processo de aprender com eles, devemos estar cientes de que existe uma falha fatal em sua visão de mundo: ela omite Cristo.


Diante desta falha, não podemos permitir que o nosso aconselhamento seja controlado ou moldado por um sistema que ignora ou nega a Pessoa mais importante no universo, Cristo, e a obra mais importante no universo – Sua vida, morte e ressurreição. Embora sejamos gratos pelos insights dos pensadores seculares, recebemos tais insights sabendo que os sistemas dos quais eles provêm são fatalmente defeituosos, e entendemos que uma abordagem bíblica de mudança não é apenas mais uma  escola de psicologia entre muitas outras.

O aconselhamento bíblico é radicalmente diferente. Ao contrário de todas as outras escolas de psicologia, que colocam sua esperança em algum tipo de sistema de redenção humana, acreditamos que as mudanças pessoais duradouras necessitam de um Redentor. Sendo assim, nós ouvimos e aprendemos humildemente com as vozes ao nosso redor, mas não nos deixamos cativar por nenhum sistema que ofereça uma esperança que omite o Senhor da esperança, Jesus Cristo.

Fonte: Conselho Bíblico

Nenhum comentário:

Postar um comentário